Rui Moreira critica reportagem, diretor da TVI fala em "erro grosseiro"
Diretor de Informação da TVI já pediu desculpa pela reportagem polémica sobre a região Norte.
© Global Imagens
País Covid-19
O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, recorreu esta terça-feira às redes sociais para lançar críticas a uma reportagem da TVI que concluía, num rodapé, que a população do Norte era "menos educada".
Em causa está uma peça emitida segunda-feira, no 'Jornal das 8' da TVI sobre o número de infetados com Covid-19 no Norte do país, com o título de rodapé "População menos educada, mais pobre, envelhecida e concentrada em lares".
O autarca do Porto não deixou passar a situação em claro, e através das redes sociais critica o que diz ser a "portofobia" da TVI, acusando mesmo o canal televisivo de ser incoerente. "Um sentimento arreigado em pessoas que acham que 'este país' seria melhor sem 'o Norte'", escreveu Rui Moreira.
"Pois bem, nós somos portugueses. Nem temos de invocar que daqui houve nome Portugal. Basta dizer que quem não está bem que se mude, e nós estamos bem em Portugal", frisou.
Rui Moreira pediu ainda que a TVI "contribua nesta campanha de informação correta, rigorosa e clara e que não leve à criação de estigmas e mitos que, no limite, prejudicam o combate à doença", e em tom irónico sugeriu que "os habitantes de Castelo Branco - onde não existe qualquer caso - são infinitamente mais bem-educados do que todos os lisboetas e milaneses."
TVI pede desculpa por "erro grosseiro"
Entretanto, a TVI já emitiu um comunicado no site oficial assinado pelo diretor de informação, no qual pediu desculpa pelo sucedido.
Sérgio Figueiredo salienta que apesar das "condições terríveis" em que se trabalha nas redações atualmente, isso "não justifica, porém, a construção de uma frase infeliz no ecrã, nem a parte do texto que a suportava. Nomeadamente aquela que, entre as razões demográficas e sociológicas indagadas, sugeria níveis de educação abaixo da média nacional. Essa frase foi por muitos interpretada como uma ofensa às gentes do Norte - o que não era evidentemente o nosso propósito".
O diretor de informação da TVI e TVI 24 pediu ainda desculpa pelo "erro grosseiro" que não foi previamente detetado.
"Com a mesma humildade que a todos pedimos desculpas por um erro que somos os primeiros a lamentar, temos a convição que a TVI não deve a ninguém, em esforço, em tempo de antena, em grandes eventos desportivos e culturais que promovemos ou patrocinamos, a relevância que o Norte merece e justifica na mancha de cobertura informativa que diariamente, semana após semana, anos a fio, aqui lhe temos dedicado e que continuaremos a fazê-lo", acrescenta o documento.
"Da mesma forma que um erro grosseiro – que não foi previamente detetado nestas difíceis condições em que a pandemia também coloca ao trabalho dos jornalistas e de uma televisão – não caracteriza todo um Jornal e, menos ainda, uma estação televisiva que todos os dias acorda guiada pela sua mais nobre missão que é servir os portugueses. Sem exceções e sem discriminações de natureza alguma", termina a nota.
Entretanto, o autarca do Porto, partilhou na sua página de Facebook o esclarecimento da TVI: "Por ser eticamente correcto, publico o pedido de desculpas da TVI, que naturalmente, o Porto sabe aceitar", pode ler-se.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com