Desde o início da crise pandémica de Covid-19 que "os profissionais de saúde têm desempenhado uma missão fundamental na primeira linha do combate ao inimigo invisível e insidioso que nos ataca".
Assinalando a postura "inexcedível altruísta, empenhada e de inabalável dedicação" dos médicos, enfermeiros, auxiliares e demais pessoal de apoio hospitalar, a Polícia de Segurança Pública organizou uma ação pública de agradecimento a estes profissionais.
"Pelo trabalho abnegado que têm executado em prol dos nossos concidadãos, correndo os riscos inerentes a quem está na frente da batalha, nomeadamente comprovados pelo número de profissionais infetados pela doença Covid-19", sublinha a autoridade.
À iniciativa juntaram-se diversas outras forças e serviços de segurança e serviços de proteção e socorro, concretamente a Guarda Nacional Republicana, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a Polícia Marítima, as Polícias Municipais e os Corpos de Bombeiros.
A iniciativa decorrerá na próxima sexta-feira, dia 17 de abril, pelas 17h00, nos distritos de Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Guarda e Faro e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, onde estão localizados hospitais de referência no combate a esta pandemia ou instituições de emergência e socorro que têm apoiado a ação das Forças e Serviços de Segurança, contribuindo decisivamente para a manutenção da sua capacidade operacional.