PS Porto propõe fundo para compra de computadores para alunos carenciados

O PS vai propor que a Câmara do Porto crie um fundo com um valor mínimo de 1,5 milhões de euros para a aquisição de equipamentos informáticos e de acesso à Internet para os alunos mais carenciados do concelho.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
16/04/2020 14:11 ‧ 16/04/2020 por Lusa

País

Covid-19

.

Em comunicado, o secretariado da concelhia do PS/Porto explica que este fundo, aberto à participação de mecenas privados, terá um financiamento mínimo de 1,5 milhões de euros, assegurado pelo município, permitindo fornecer, segundo valores de referência obtidos no mercado para programas municipais semelhantes, 3.000 'tablets' para as crianças do 1.º ciclo de ensino básico, 2.500 computadores portáteis para os alunos dos 2.º e 3.º ciclos e 5.200 ligações de banda larga pelo período de três meses.

"Os alunos que beneficiarão deste apoio serão selecionados pelos agrupamentos de escolas, com a intervenção das juntas de freguesia e das instituições que englobam a Rede Social do Porto", acrescentam os socialistas.

Ao mesmo tempo, refere o PS, a câmara municipal ajudará, dos pontos de vista logístico e financeiro, os agrupamentos de escolas a organizar instrumentos adicionais de apoio escolar aos alunos que deles necessitem.

Para o PS, caso esta iniciativa - que será agora proposta os órgãos autárquicos - seja aprovada, "o Porto antecipará para este ano letivo os compromissos assumidos pelo Governo para o próximo ano letivo".

Os socialistas consideram "inaceitável" que as dificuldades das crianças oriundas dos meios mais desfavorecidos vejam as suas dificuldades agravadas no quadro desta pandemia, que impôs que milhares de alunos não tenham aulas presenciais em todo o próximo período letivo.

Esta situação, salienta do PS/Porto, coloca novos problemas e desafios, desde logo acentuando os riscos de exclusão ligados à pobreza e ao facto de muitas famílias não possuírem os recursos adequados em equipamento informático e em acesso à Internet.

"Isso é inaceitável. Corrói a solidez da nossa estrutura social no presente e agrava o risco de reproduzir fenómenos de desigualdade, de pobreza e de exclusão para o futuro", dizem, sublinhando que a autarquia tem capacidade para minorar estes problemas.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 137 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 450 mil doentes foram considerados curados.

Portugal regista 629 mortos associados à covid-19 em 18.841 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 30 mortos (+5%) e mais 750 casos de infeção (+4,1%).

Das pessoas infetadas, 1.302 estão hospitalizadas, das quais 229 em unidades de cuidados intensivos, e 493 foram dadas como curadas.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas