ARAE alerta para o perigo de três brinquedos à venda na internet
Camião dos bombeiros entre os artigos considerados perigosos pela Autoridade Regional das Atividades Económicas da Madeira.
© ARAE
País Brinquedos
A Autoridade Regional das Atividades Económicas (ARAE) da Região Autónoma da Madeira alertou a população, nas últimas horas e através da sua página de Facebook, para o perigo de vários brinquedos à venda na internet.
Um dos artigos considerados perigosos é um ‘camião de bombeiros’, de madeira e que inclui um boneco e vários acessórios, vendido através do eBay.
De acordo com a ARAE, o brinquedo em questão apresenta “um risco potencial de asfixia, dado que foi detetado, durante o teste de segurança, a presença de pequenos itens no artigo que podem ser ingeridos acidentalmente pela criança”.
Assim como o camião dos bombeiros, também uns binóculos para crianças, vendidos através da Amazon, foram considerados perigosos.
“No produto notificado foi detetado, durante os testes de segurança efetuados ao brinquedo, a presença de um cordão, com 54 cm de comprimento, sem a função de libertação rápida. Este defeito pode levar a que o cordão se prenda em algum elemento presente no local, levando a um possível estrangulamento da criança, encontrando-se, portanto, em incumprimento com o disposto na Diretiva 2009/48/CE, de 18 de junho, relativa à segurança dos brinquedos”, lê-se na publicação da autoridade regional.
Anteriormente, a ARAE tinha alertado também para o perigo de um conjunto de instrumentos, da marca ‘iBase Toy’, vendido através do eBay.
“O brinquedo em questão apresenta risco potencial de asfixia, dado que foi detetado, através de testes de segurança, a formação de pequenas peças durante o uso do brinquedo que podem ser ingeridas acidentalmente pela criança, encontrando-se, portanto, em incumprimento com o disposto na Diretiva 2009/48/CE, de 18 de junho, relativa à segurança dos brinquedos”, alertaram as autoridades no Facebook.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com