Sérgio Godinho prestou homenagem ao 25 de Abril, que se assinala este sábado, através de um vídeo publicado nas redes sociais e no qual toca "um cheirinho" da canção intitulada 'Liberdade'.
"O 25 de Abril é para sempre uma data charneira da História de Portugal. Nesse dia, com as armas da liberdade, nasceu um Portugal democrático. Democracia sempre imperfeita, é certo, mas uma democracia", começou por dizer o artista, citando Sophia de Mello Breyner para resumir "aquele dia":
"Esta é a madrugada que eu esperava, o dia inicial inteiro e limpo, onde emergimos da noite e do silêncio, e livres habitamos a substância do tempo".
Esse "dia inicial", recordou Sérgio Godinho, foi há 46 anos, quando regressou "depois de nove anos de ausência forçada" e encontrou "um Portugal novo". "Todos os anos o tenho festejado da melhor maneira que sei: cantando", diz o artista. Este ano "estamos forçadamente uns longe dos outros, mas não deixamos de estar juntos nessa vontade de partilha, nesse abraço virtual que um dia se há-de tornar real".
Veja abaixo o vídeo das palavras e do "cheirinho" da 'Liberdade'.