Autarca de Aveiro visita e dá a conhecer obras em curso pelo Twitter
O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, guiou hoje no Twitter, com alguns 'likes' e poucas perguntas, uma visita às obras no concelho, que tinha por objetivo interagir com o público em tempos de pandemia.
© Twitter/José Ribau Esteves
País Ribau Esteves
O dia de Ribau Esteves começou em Cacia, onde visitou a Rua Vale Caseiro e a envolvente à Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos, onde publicitou melhoramentos na zona: "Vamos repavimentar, tratar da circulação pedonal, construir uma ciclovia e cuidar das árvores e espaço verde. Em breve teremos concurso público".
O "em breve" não satisfez um munícipe que seguia a conta do autarca na rede social Twitter e que perguntou logo quando seria aberto esse concurso e quando é que era esperado começarem as obras.
"Perspetivamos lançar o concurso público no mês de setembro de 2020 e iniciar a obra no primeiro trimestre de 2021", respondeu Ribau Esteves, que foi desafiado por outro morador de Cacia a ir ver o estado da Rua da Alegria.
"Está uma vergonha senhor presidente. Passe por cá para ver", escreveu. Ribau Esteves seguiu o programa que havia sido traçado, em direção a Azurva.
Pelo caminho passou pelas obras de recuperação de habitações sociais na Cova do Ouro e depois chegou aos Montes de Azurva.
A nascente o Parque de Estacionamento de apoio à intermodalidade num investimento de 610 mil euros, para a criação de 275 espaços de estacionamento e 12 lugares para autocaravanas. A poente a Rua da Pega em reabilitação total no valor de 2,2M€, com via ciclável dedicada. pic.twitter.com/u8caWpyhXr
— José Ribau Esteves (@PresCMAveiro) May 11, 2020
Ali decorre um investimento de 529.277 euros, "para solucionar problemas relacionados com passeios, acessibilidades, novos espaços verdes e mobiliário urbano", referiu.
Pouco dada às novas tecnologias, a comunidade rural de Mamodeiro desta vez não se manifestou, pelo menos no Twitter, quando o presidente da câmara por ali andou com a comitiva, ao contrário do que havia feito antes do confinamento, protestando contra a supressão de um atravessamento da Estrada Nacional 230, com as obras de requalificação em curso.
Resta-lhes, futuramente, ir a uma nova rotunda, à saída da Autoestrada 1 (A1), que dará novo acesso à Rua da Bica.
"Está concluído o projeto de execução para a construção do novo acesso à Rua da Bica, pela nova rotunda do cruzamento à A1, junto aos Armazéns Reis. Proximamente lançaremos o concurso público", observou Ribau Esteves.
À margem do que se visitava, alguém lhe perguntou pelo "novo hospital" e o autarca não se fez rogado na resposta, lembrando que existe uma parceria da câmara com o centro hospitalar e o Governo para ampliar o atual.
"Estamos a terminar a elaboração dos termos de referência para lançar o concurso público do projeto. O novo hospital vai ter uma nova unidade de ambulatório, novo centro académico clínico e a qualificação profunda dos atuais edifícios", esclareceu.
Acompanhado do vice-presidente, Jorge Ratola, e do seu chefe de gabinete, todos devidamente com máscara, Ribau Esteves voltou hoje a Verba para, sete meses depois, visitar a obra da Rua Direita.
"Hoje partilho convosco as imagens da requalificação já em fase final, um investimento de meio milhão de euros da Câmara Municipal de Aveiro", escreveu o autarca, fotografado a pisar o asfalto novo.
Após percorrer alguns dos lugares mais periféricos e rurais do concelho, foi a chegada à cidade para assistir aos trabalhos de construção do parque de estacionamento de apoio à intermodalidade, a nascente da estação da CP, num investimento de 610 mil euros, para a criação de 275 espaços de estacionamento e 12 lugares para autocaravanas.
No ponto cardeal oposto, a poente e junto à universidade, Ribau Esteves foi ver como decorrem as obras da Rua da Pega, cuja reabilitação total, incluindo uma via ciclável dedicada, vai custar ao município 2,2 milhões de euros.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com