O atendimento nestes quiosques funciona apenas por agendamento, sendo que a marcação é realizada exclusivamente pelo Instituto dos Registo e do Notariado (IRN), através de contacto telefónico para o cidadão para marcar o dia e a hora, explica o Ministério da Justiça em comunicado.
Para além do Quiosque Cidadão de Sintra, existem já instalados e em funcionamento dois Quiosques Cidadão em Lisboa, um situado no Campus da Justiça e outro na Av. Fontes Pereira de Melo. No Porto, o balcão encontra-se na Rua Alferes Malheiro.
De acordo com a tutela, está previsto, até ao início da próxima semana, em colaboração com os municípios, abrir um total de oito Quiosques Cidadão de entrega temporária de cartão de cidadão em zonas com um número mais elevado de cartões para entrega.
Os primeiros dois espaços em funcionamento, abertos a 18 de maio, tiveram no primeiro dia, no caso de Lisboa (Campus da Justiça), 47 agendamentos e 42 atendimentos e no caso do Porto 33 agendamentos e 28 atendimentos
O Governo sublinha ainda que estes Quiosques têm uma previsão inicial de funcionamento de 1 mês, mas a sua continuidade, após este período, "não está excluída".