É já no próximo sábado, dia 6 de junho, que arranca a época balnear, mas não em todo o país. Como indica o despacho publicado esta quinta-feira em Diário da República, só no Sul do país estará oficialmente aberta a época balnear nessa data. O Norte ainda terá de aguardar pelo dia 27 de junho.
Como detalha o documento, este sábado a época balnear tem início no Algarve, em parte da Costa Alentejana, na Grande Lisboa, na zona Oeste e até na Nazaré. De salientar aqui que nas praias de Oeiras a abertura está agendada para o dia 10 de junho.
A Norte, como é o caso das praias de Caminha, Esposende, Espinho, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Viana do Castelo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia, a época balnear começa a 27 de junho e termina a 30 de agosto. Também para o dia 27 de junho está agendada a abertura da época balnear na Lourinhã.
Há ainda casos, como os de Cantanhede, Figueira da Foz, Ílhavo, Marinha Grande, Mira, Ovar, Vagos, Pombal, onde a abertura da época balnear está prevista para o dia 20 de junho. Já a região de Alboçada, por sua vez, terá de aguardar pelo dia 4 de julho.
Em declarações ao Notícias ao Minuto, fonte do Ministério do Ambiente clarificou que a abertura faseada da época balnear nas praias portuguesas já é habitual. Sendo que este ano, este planeamento está dependente da pandemia de Covid-19, nomeadamente devido ao sistema de sinalética que permitirá aos veraneantes perceber em que nível está a capacidade das praias.