Destaca o El País na capa desta sexta-feira que "Portugal ordena o confinamento de 3 milhões de lisboetas". O Ministério dos Negócios Estrangeiros já reagiu e diz que é "totalmente falso".
Em comunicado enviado às redações, o Ministério tutelado por Santos Silva refere que "a grande parte da Área Metropolitana de Lisboa (com a exceção de 19 freguesias, das 118 freguesias da AML) passou a uma nova fase de desconfinamento", passando do estado de calamidade para o estado de contingência.
A gabinete de Augusto Santos Silva lamenta "profundamente que um jornal com o prestígio e a responsabilidade do El Pais publique uma tal falsidade. E espera que possa fazer a correção devida com a urgência e a publicidade que essa falsidade exige".
Ainda ontem, a respeito do tema, o jornal espanhol escreveu que "a capital de Portugal tem o maior número de casos no país, seguida por Sintra e Loures, seus municípios vizinhos. No Conselho de Ministros desta quinta-feira, o Governo decretou estender o estado de calamidade - o mais alto - a 19 distritos da área de Lisboa, o estado de contingência à Área Metropolitana de Lisboa (AML) e o estado de alerta - o mais baixo - a todo o país".
Capa do El País desta sexta-feira© DR