Conselho do Norte da Ordem dos Médicos aplaude "bom senso"
O Conselho Regional do Norte (CRN) da Ordem dos Médicos (OM) congratulou-se hoje com o "bom senso" do ministro da Saúde "ao recuar" na suspensão do pagamento dos incentivos financeiros aos profissionais das unidades de saúde familiar (USF).
© DR
País USF
Num comunicado emitido na sequência de uma reunião realizada na sexta-feira, no Porto, entre sindicatos médicos, Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar e Ordem dos Médicos, o CRN diz registar "com agrado o bom senso demonstrado pelo ministro da Saúde".
No documento, o conselho garante ainda que "continuará a colaborar e a promover as iniciativas necessárias e a cooperação entre todas as instituições médicas na defesa da dignidade dos médicos, dos doentes, da qualidade dos cuidados de Saúde e do SNS [Serviço Nacional de Saúde]".
O Ministério da Saúde anunciou na sexta-feira que as administrações regionais de saúde (ARS) vão pagar, em breve, os incentivos financeiros devidos aos enfermeiros e pessoal administrativo das USF.
Num curto comunicado, a tutela acrescentou que "as questões que levaram à suspensão dos pagamentos, tal como previstos nos contratos estabelecidos com as ARS, foram resolvidas através de uma portaria assinada hoje [sexta-feira] pelos ministérios da Saúde e das Finanças".
Em causa, segundo a Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar, estão os incentivos financeiros relativos a 2012 e a que cerca de dois mil profissionais têm direito, pelo seu excelente desempenho e cumprimento das metas contratualizadas.
Os sindicatos representativos dos profissionais de saúde reagiram contra a suspensão, com o Sindicato Independente dos Médicos a exortar os médicos a solidarizarem-se com os profissionais das USF e a Federação Nacional dos Médicos a acusar o Ministério da Saúde de pretender destruir as USF, favorecendo "a sua entrega ao mundo dos negócios privados".
A 20 de dezembro, o Ministério da Saúde assegurou que estava a estudar a forma de repor os pagamentos aos profissionais das USF "com a brevidade possível" e sem "ferir a legalidade".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com