Portugal já demonstrou "interesse em adquirir" doses de possível vacina

Marta Temido, ministra da Saúde, e Diogo Cruz, subdiretor-geral da Saúde, revelam ao país os principais desenvolvimentos da evolução da pandemia em Portugal.

Notícia

© Facebook DGS

Noticias ao Minuto
20/07/2020 13:58 ‧ 20/07/2020 por Noticias ao Minuto

País

Covid-19

Já arrancou mais uma conferência de imprensa sobre a incidência do surto da Covid-19 no país. Momentos após ter sido divulgado que, nas últimas 24 horas, Portugal registou mais duas vítimas mortais e 135 casos confirmados do coronavírus, Marta Temido tomou a palavra e, como é habitual, começou a conferência de imprensa confirmando esta atualização.

Segundo a ministra, 80% dos novos casos registaram-se em Lisboa e Vale do Tejo, o que se traduz em 108 infetados dos 135 identificados de ontem para hoje, mantendo-se assim o elevado número de novos infetados diários verificados, nas últimas semanas, na região da capital. 

Contudo, Marta Temido disse que o trabalho de contenção que tem sido feito na Área Metropolitana de Lisboa, em particular nas 19 freguesias mais afetadas pela pandemia, tem começado a dar frutos. "A evolução da incidência, nos últimos 14 dias, aparenta estar a estabilizar em torno dos 100 a 140 novos casos por 100 mil habitantes com tendência decrescente", sustentou a governante, destacando que hoje registou-se "a incidência mais baixa desde o dia 1 de julho em quase todos os concelhos."

A governante confirmou também que o número de surtos em Portugal não sofreu qualquer alteração nas últimas horas, sendo que, de momento, há conhecimento de 206 focos da Covid-19 em todo o território nacional. Quanto à zona do Alentejo, há, atualmente, 10 surtos ativos.

Sobre a localidade de Reguengos de Monsaraz, Marta Temido garantiu que foram apenas identificados dois surtos, como já era conhecido, um deles num lar e outro num matador da localidade. Do foco no lar foram identificadas 168 pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus - 80 utentes, 29 profissionais, 60 pessoas da comunidade -, sendo que, nos últimos dias, não foram registados novos casos. Ao que tudo indica, é uma questão de tempo para que este surto seja dado como extinto. 

Menos 85 mil cirurgias nos hospitais em maio

Em comparação com o mês de maio do ano passado, a ministra adiantou que houve menos 85 mil cirurgias realizadas este ano no Serviço Nacional de Saúde. Ainda assim, a governante garantiu que o Governo tem "estado a trabalhar" para regularizar a situação. 

Portugal já demonstrou "interesse em adquirir" doses de possível vacina

Confrontada com a notícia de que o Reino Unido assegurou cerca de 90 milhões de doses de várias potenciais vacinas contra a Covid-19 que se encontram em desenvolvimento, Marta Temido avançou que Portugal já demonstrou "interesse em adquirir" unidades de uma vacina, caso se comprove a sua eficácia contra o novo vírus. 

Sublinhando que na semana passada, a tutela esteve presente numa reunião de ministros da Saúde da União Europeia, Marta Temido garantiu ainda que Portugal está acompanhar de perto "aquilo que são os desenvolvimentos de várias possíveis vacinas". Contudo, e apesar das "expectativas", a ministra afirmou que ainda é "prematuro" dar mais passos nesta matéria. 

"Mensagem de tranquilidade" para todas as grávidas

Questionada pelos jornalistas sobre o caso do bebé que nasceu infetado com Covid-19 na semana passada, Marta Temido passou a palavra a Diogo Cruz que quis deixar uma "mensagem de tranquilidade" a todas as grávidas no país.

"Este evento é muito pouco frequente em todo o mundo", sublinhou o subdiretor-geral da Saúde, reforçando que a "transmissão vertical" não tem tido qualquer expressão nos dados epidemiológicos mundiais, apesar de ainda não se saber muito sobre o vírus. O responsável não quis, no entanto, fazer qualquer comentário sobre o caso em particular do bebé português, por respeito ao sigilo profissional. 

Recorde aqui a conferência de imprensa:

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas