Um grupo de cerca de 20 turistas foi surpreendido com a presença de sete cachalotes, este sábado, enquanto regressavam à ilha das Flores, de barco, depois de terem estado na ilha do Corvo a fazerem trekking e de terem avistado também um grupo de golfinhos comuns.
O vídeo do encontro inesperado foi partilhado nas redes sociais por Carlos Mendes, proprietário da empresa marítimo-turística Extremo Ocidente que fez a viagem.
Nas imagens é possível ver os cachalotes a nadarem tranquilamente no oceano que banha as ilhas do Grupo Ocidental dos Açores. A certa altura até parecem estar a pousar para as câmaras.
Em conversa com o Notícias ao Minuto, Carlos Mendes sublinhou que "estes encontros acontecem ao acaso nas Flores e Corvo, visto que, não há licenças de observação de cetáceos" nestas ilhas, o que ainda torna o momento mais inesquecível.
View this post on Instagram
"Os passageiros estavam mesmo maravilhados. Os cachalotes aproximaram-se voluntariamente. Éramos 20 pessoas a bordo, com motores desligados e a observar os animais sem stress", contou o empresário florentino.
Apesar destes encontros não acontecerem todos os dias, Carlos Mendes revela que "em 90% das viagens há avistamentos ocasionais de cetáceos nas viagens de barco entre as Flores e o Corvo".
No Youtube, Facebook e Instagram Extremo Ocidente pode ver este e outros encontros que têm como cenário este canal marítimo açoriano.