O primeiro-ministro apresentou esta tarde as mais "sinceras condolências às famílias e amigos" dos dois homens que perderam a vida, na tarde desta sexta-feira, "vítimas do trágico acidente ferroviário que ocorreu na linha do Norte, em Soure".
António Costa recorreu à sua conta oficial de Twitter para deixar ainda as "rápidas melhoras aos feridos" e dirigir "uma palavra de solidariedade para todos aqueles que trabalham nos equipamentos e infraestruturas ferroviárias e que prestam um serviço inestimável aos portugueses".
"Estou a acompanhar em permanência o evoluir da situação e, tal como foi anunciado pelo Ministro das Infraestruturas e Habitação, já foi aberto um inquérito para o apuramento rápido das causas e responsabilidades deste grave acidente, que lamentamos profundamente", confirmou ainda o chefe de Governo.
Apresento as mais sentidas condolências às famílias e amigos dos funcionários da IP vítimas do trágico acidente ferroviário que ocorreu hoje na linha do Norte, em Soure.
— António Costa (@antoniocostapm) July 31, 2020
Estou a acompanhar em permanência o evoluir da situação e, tal como foi anunciado pelo Ministro das Infraestruturas e Habitação, já foi aberto um inquérito para o apuramento rápido das causas e responsabilidades deste grave acidente, que lamentamos profundamente.
— António Costa (@antoniocostapm) July 31, 2020
O descarrilamento do comboio vai ser investigado pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF).
Recorde-se que o descarrilamento de um comboio Alfa Pendular em Soure, no distrito de Coimbra, fez esta tarde dois mortos e dezenas de feridos. Seguiam a bordo 212 passageiros.