“Seja para Fátima ou Santiago”, estes conselhos são para os peregrinos
Para fazer o caminho de uma forma segura, o melhor é seguir estas dicas da GNR.
© GNR
País Peregrinação
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deixou, esta terça-feira, nas redes sociais, um conjunto de conselhos que ajudam os peregrinos a fazerem o caminho de forma segura e sem contratempos.
“Seja para Fátima ou para Santiago, queremos que faça o caminho de uma forma segura”, começa por escrever a GNR na sua página de Facebook.
De seguida, os militares passam a enumerá-los. “Andar em fila ‘indiana’, sinalizar o início e fim dos grupos, não andar na estrada, mas sim pela berma”, são alguns dos conselhos.
Mas há mais. Deve andar sempre na berma contrária à do sentido do trânsito. Não deve andar em locais onde seja proibida a circulação de peões e deve usar sempre, de dia ou de noite, coletes refletores.
Se for preciso reunir o grupo, isso deve ser feito sempre fora da estrada, nunca deve andar sozinho durante a noite e deve tomar especiais cuidados ao atravessar as vias.
A GNR recorda ainda que não deve usar auscultadores de rádio, nem o telemóvel durante a caminhada. Por fim, é imperativo fazer pausas de uma hora na caminhada da manhã e duas no fim do almoço.
A GNR despede-se dos peregrinos deixando uma mensagem de boa viagem: “Desde modo desejamos a todos os caminhantes e peregrinos ‘bom caminho’ ou ‘buen camino’”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com