Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Bloco vai pedir fiscalização sucessiva se Cavaco "falhar ao seu papel"

O Bloco de Esquerda (BE) disse hoje que vai apresentar um pedido de fiscalização sucessiva ao orçamento retificativo, com o alargamento da contribuição solidária de extraordinária (CES), se o Presidente da República "falhar ao seu papel".

Bloco vai pedir fiscalização sucessiva se Cavaco "falhar ao seu papel"
Notícias ao Minuto

13:32 - 14/01/14 por Lusa

País Retificativo

"Se o Governo mantiver com a sua maioria as inconstitucionalidades que achamos que tem este orçamento retificativo estaremos cá novamente para fazer um pedido de fiscalização sucessiva", realçou o líder parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares, em declarações no parlamento.

O partido, sublinhou o deputado, estará disponível para fazer esse pedido ao Tribunal Constitucional (TC) se "novamente o Presidente da República falhar ao seu papel".

Na segunda-feira a presidente do PS considerou "inconstitucional" a medida do Governo que alarga a base de incidência da CES e admitiu que os socialistas poderão solicitar a fiscalização sucessiva junto do TC.

"No quadro da legalidade democrática, o PS avançará com todas as medidas ao seu alcance para se opor", advertiu a presidente do PS.

Por sua vez, o texto conjunto entre BE, PCP e "Os Verdes" sobre o pedido de fiscalização de diversas normas do Orçamento do Estado (OE), este deverá estar concluído no final desta semana ou no começo da próxima, realçou Pedro Filipe Soares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório