O seu filho foi para a escola? Dê-lhe estes conselhos para ficar seguro
Polícia de Segurança Pública revelou recomendações que os adultos devem dar aos mais pequenos neste início de ano letivo para que se mantenham em segurança.
© Maria João Gaia/Global Imagens
País Ano letivo
A Polícia de Segurança Pública (PSP) recorreu ao Facebook para revelar recomendações que os pais devem dar aos seus filhos neste arranque de ano letivo para que os mais pequenos se mantenham em segurança. A força pede assim "ajuda" aos progenitores para "desenvolver um trabalho de prevenção junto às escolas".
Assim, neste seguimento, a PSP pede aos graúdos que ensinem aos filhos para "não aceitar boleia de desconhecidos" nem "exibir dinheiro, bens materiais ou outros valores".
Outra 'dica' vai no sentido de ensinar os mais pequenos a "não aceitar guloseimas, dinheiro ou outras ofertas" de pessoas que não conhecem.
A força de segurança refere ainda que as crianças não devem "alterar os percursos de ida e volta para casa sem pré-aviso dos pais" ou "brincar em zonas desertas ou com pouco movimento".
Os pais deverão ainda dizer às crianças para se deslocarem "na companhia de um grupo de amigos" de modo a que todos fiquem mais seguros, assim como "informar os pais sobre qualquer contacto ou acontecimento estranho".
Por fim, há outros dois conselhos fundamentais: "Pedir de imediato ajuda em caso de necessidade" e "conhecer os Agentes que efetuam policiamento na sua escola, falando com eles acerca dos problemas de segurança que verifiquem".
Leia Também: Ministro da Educação refere que escolas terão de ser "sítios seguros"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com