Cerveira conclui este ano investimento em ecovia do rio Minho
Vila Nova de Cerveira conclui até ao final do ano o troço da ecopista do rio Minho que liga o concelho a Caminha, que representa um investimento global de 1,6 milhões de euros, foi hoje divulgado.
© iStock
País Rio Minho
De acordo com um comunicado da Câmara de Vila Nova de Cerveira, a terceira e última fase do projeto, numa extensão de 940 metros, que liga a praia fluvial da Mota, em Gondarém, à freguesia de Lanhelas, em Caminha, vai ficar concluída até ao final do ano.
A criação deste último troço representa num investimento de cerca de 300 mil euros.
O primeiro troço da ecopista do rio Minho foi inaugurado em 2004 e liga Monção a Valença, no distrito de Viana do Castelo. Em 2009, o primeiro corredor ecológico a aproveitar uma linha ferroviária desativada em Portugal foi classificado como o quarto melhor da Europa.
Já em 2017, o percurso total, com cerca de 46 quilómetros, entre Monção e a freguesia de Seixas, no concelho de Caminha, recebeu o título de terceira melhor Via Verde da Europa.
A criação daquele corredor é financiada pelo programa Norte 2020.
Em Vila Nova de Cerveira, a criação daquele corredor ecológico foi iniciada em 2012 e terá uma extensão total de 13,5 quilómetros, num investimento global de 1,6 milhões de euros.
A primeira fase, iniciada em abril de 2012, representou um investimento de 685 mil euros, a segunda, cuja construção começou em junho de 2014, rondou os 593 mil euros, sendo que para cada uma a autarquia obteve uma comparticipação de 85% de fundos comunitários.
Citado na nota hoje enviada, o presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, realçou que "a conclusão da via verde que atravessa o território municipal incorpora uma componente de novos desafios de atratividade turística, bem como é uma porta aberta para a Galiza".
"Queremos concretizar, num futuro próximo, a ponte pedonal e ciclável entre o nosso Parque do Castelinho e o Espaço Fortaleza, em Tomiño, Galiza, e que será o primeiro Parque Transfronteiriço pelo menos de Portugal/Espanha", sublinhou.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com