Bárbara agrava condições do tempo hoje e amanhã. Saiba proteger-se
Guarda Nacional Republicana deixa conselhos aos portugueses devido à depressão que está a provocar mau tempo em Portugal.
© Reuters
País Depressão
A depressão Bárbara traz uma previsão do agravamento das condições meteorológicas para esta segunda e terça-feira. Como tal, a Guarda Nacional Republicana (GNR) deixou, no Facebook, alguns conselhos à população para que se proteja.
A primeira 'dica' dos militares vai no sentido de "adotar cuidados redobrados nas atividades relacionadas com o mar ou que ocorram nas suas proximidades".
Outra das ações a que deve ter atenção é "evitar o estacionamento de viaturas na orla marítima".
Por fim, a GNR diz ainda que é fundamental que "esteja atento às informações do IPMA e às indicações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil".
De recordar que a passagem da depressão Bárbara, que se espera que afete o território nacional a partir da tarde desta segunda-feira, motivou avisos da Autoridade Nacional de Proteção Civil que levaram à realização de um briefing em que o adjunto nacional, Alexandre Penha, explicou que estamos perante uma "transição repentina entre dois quadros meteorológicos extremos".
A depressão, que deverá manter-se até ao final de terça-feira, 'traz na bagagem' precipitação forte, aumento da intensidade do vento com rajadas até 100 quilómetros por hora e até 130 quilómetros por hora nas terras altas e agitação marítima, em especial na costa da região sul.
Alex, Barbara... De A a Z, estes são os nomes das próximas tempestades
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com