CIM Terras de Trás-os-Montes mantém feiras nos nove concelhos
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes informou hoje que os nove municípios que a integram decidiram manter as feiras e mercados, apesar de cinco concelhos constarem do mapa de risco elevado da pandemia covid-19.
© Getty
País Trás-os-Montes
A CIM dá conta, em comunicado, que "as feiras quinzenais ou semanais continuam a realizar-se tanto nos concelhos que estão fora do mapa de risco, concretamente Vinhais, Vimioso, Mirandela e Miranda do Douro, como os que se encontram sinalizados, nomeadamente Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Vila Flor".
A opção pela manutenção destas atividades baseia-se na resolução do Conselho de Ministros que delega nas câmaras municipais a decisão sobre a realização de feiras e mercados de levante.
A CIM Terras de Trás-os-Montes ressalva que estas atividades vão decorrer "dentro do quadro da normalidade que a situação pandémica impôs", especificamente "condicionadas às normas em vigor".
A frequência das feiras e mercados obriga ao "uso de máscara ou viseira, cumprimento de etiqueta respiratória, desinfeção das mãos, distanciamento social e respeito da lotação máxima estipulada pelas autarquias para os espaços, entre outras", como especifica.
A Comunidade Intermunicipal recorda que "estes requisitos aplicam-se desde 28 de maio, altura em que foi retomada a realização das feiras no território, após dois meses de interrupção".
"A forma como tem decorrido a retoma da atividade, com feirantes e público a respeitarem as normas sanitárias estipuladas para mitigar a propagação da covid-19, aliada à necessidade de continuar a apoiar a economia local estão na base desta decisão das autarquias que integram a CIM das Terras de Trás-os-Montes", sustenta.
Esta CIM é responsável por nove dos 12 concelhos do distrito de Bragança.
Em todo o distrito há cerca de 700 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus e um total de 1.800 desde o início da pandemia, além de perto de 60 mortes associadas à covid-19.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos em mais de 47,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 2.694 pessoas dos 156.940 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com