A presidente do Banco Alimentar Contra a Fome revelou, na noite deste domingo, que a instituição está a receber, em média, 35 pedidos de ajuda diários, da parte de famílias portuguesas, desde a última semana de setembro.
"A média atual é de 35 pedidos por dia. Todos os dias temos 35 novos pedidos de famílias que muitas vezes têm filhos. Na sua maioria são as mulheres que pedem apoio. São de famílias que perderam o trabalho que tinham ou pelo menos um [dos elementos do agregado perdeu o emprego]. Portanto, não ganham o suficiente para honrar todos os seus compromissos", anunciou Isabel Jonet, em entrevista à TVI24, acrescentando que esta é "uma tendência sempre permanente de crescimento desde a última semana de setembro".
Durante a mesma intervenção, a dirigente da instituição salientou que a maioria das pessoas são "novas, de famílias com filhos", que ficaram sem emprego.
Algumas famílias já tinham feito um pedido, anteriormente. Quando as coisas melhoraram, no verão, deixaram de precisar de ajuda, mas agora voltaram a necessitar.