SOS Racismo faz 30 anos: "As nossas lutas não podem estar em quarentena"
Associação celebra 30 anos e assegura continuar empenhada "na luta por uma sociedade onde a desigualdade e o racismo não tenham lugar".
© iStock
País SOS Racismo
A SOSRacismo celebra este mês, no dia 10, 30 anos. Criada num período marcado pelo ressurgimento da extrema-direita, a associação considera que atualmente "vivemos momentos marcados pela legitimação política de extrema-direita em Portugal, com a eleição, pela primeira vez em democracia, de um deputado na Assembleia da República".
Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto a associação explica que se por um lado o debate sobre o racismoganhou uma dimensão e visibilidade públicas e políticas nunca antes vistas, por outro, "a banalização e naturalização da violência verbal e física racista também ganharam maior protagonismo".
"O racismo estrutura as desigualdades económicas e sociais que fustigam as pessoas racializadas no nosso país, através da precariedade laboral, da segregação habitacional, da marginalização escolar, da violência policial e da estigmatização social", pode ler-se no comunicado, que indica que "sem compromisso coletivo e engajamento institucional transversal do país e instituições, a luta contra o flagelo do racismo continuará sem grandes efeitos".
De acordo com a SOS Racismo, a pandemia "veio revelar ainda mais o carácter estrutural do racismo na nossa sociedade", sendo as pessoas racializadas as mais expostas às consequências da Covid-19. Por issomesmo, "continuamos mobilizados para que a agenda antirracista tenha tradução substancial e concreta no desenho de políticas públicas e de reforço da consciênciacoletiva", refere a SOSRacismo, que afirma que as suas lutas e aspirações que as sustentam "não podem estar em quarentena".
"Ontem como hoje, continuamos como desde a primeira hora, empenhados na luta por uma sociedade justa e democrática, onde a desigualdade e o racismo não tenham lugar", vinca a associação.
Apesar das restrições impostas devido à pandemia de Covid-19, a SOS Racismo vai celebrar a data com váriasatividadesem torno de diversas questões e temáticas de combate contra o racismo. Pode consultar a agenda na páginal oficial de Facebook da associação.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com