Fonte oficial da Polícia Marítima adiantou à Lusa que a ocorrência teve lugar perto do meio-dia e que o homem chegou a ser alvo de "reanimação cardiorrespiratória" no local. O salvamento foi efetuado por outro transeunte que passava nas imediações e se atirou à água quando viu o homem em dificuldades.
O cidadão de 68 anos foi então levado por uma ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para o Hospital de São José, onde ainda se encontra internado, mas livre de perigo.
Entretanto, o Presidente da República enalteceu o "exemplo de solidariedade humana e de coragem" do homem que se atirou ao rio Tejo, em Lisboa, para salvar uma pessoa prestes a afogar-se.
"Ao tomar conhecimento do salvamento da pessoa que caiu esta manhã nas águas do Tejo, junto ao cais das colunas, o Presidente da República enalteceu o bom exemplo de solidariedade humana e de coragem demonstrado por José Brito, que enquanto passeava com o seu filho salvou uma vida humana", refere uma nota publicada na página oficial da Presidência da República.