Número de processos de adoção aumenta, mas há menos crianças adotadas
No ano passado, foram submetidos 418 processos de adoção, sendo que apenas 231 crianças foram adotadas.
© PixaBay
País Adoção
De acordo com o Relatório Da Adoção Nacional, Internacional e Apadrinhamento Civil, em 2019 mais famílias quiseram adotar crianças em Portugal. Contudo, registou-se uma diminuição no número de menores adotados.
No total, foram submetidos 418 processos de adoção no ano passado, sendo que apenas 231 crianças foram adotadas. Em comparação com 2018, foram adotadas menos 41 crianças.
Segundo a TVI24, entre os vários factores possíveis para justificar esta diminuição, está o facto de que para que um menor seja entregue a uma nova família, os pais biológicos têm de dar consentimento. Caso tal não aconteça, os processos de adoção podem arrastar-se durante anos em tribunal.
E durante esse período, as crianças guardam a decisão jurídica em instituições, sendo que aos 15 anos deixam de puder ser adotadas.
Outra questão que pode explicar este fenómeno prende-se com o facto de 70% das famílias que querem adotar procurarem crianças com idades até aos três anos. Mas os menores com estas idades representam apenas 18% das crianças que se encontram para adotação no país.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com