Rui Rio, presidente do PSD, vai ser testado à Covid-19 após ter estado com Salvador Malheiro que, este sábado, revelou estar infetado com o novo coronavírus. Ambos marcaram presença na Comissão Permanente do partido e, apesar de terem usado de máscara, o líder da oposição será sujeito a teste para despistar uma eventual infeção.
No Twitter, o ex-autarca do Porto já confirmou que irá manter-se em isolamento profiláico, assim como o secretário-geral do partido, José Silvano, depois de terem contactado com Salvador Malheiro.
"Por força de, nos últimos dias, termos estado num contacto muito próximo com o vice-presidente do PSD, Salvador Malheiro, o Secretário Geral e eu teremos de ficar em isolamento profilático", disse, informando ainda que vai realizar um teste à Covid-19 na próxima terça-feira.
Por força de, nos últimos dias, termos estado num contacto muito próximo com o vice-presidente do PSD, Salvador Malheiro, o Secretário Geral e eu teremos de ficar em isolamento profilático. Na terça-feira, farei um teste conforme indicação da delegada de saúde.
— Rui Rio (@RuiRioPSD) January 10, 2021
Fonte oficial do partido disse este domingo à Lusa que, independentemente do resultado dos testes, Rui Rio e José Silvano terão de cumprir um isolamento de 14 dias por determinação da Direção-Geral de saúde (DGS).
O contacto entre os três que foi considerado de alto risco aconteceu depois da reunião da Comissão Permanente do partido, na quinta-feira ao final do dia. Na reunião, todos os elementos da direção presentes estiveram de máscara e cumpriram distanciamento social, pelo que, neste caso, a DGS considerou tratar-se de um contacto de baixo risco.
No entanto, Rui Rio, José Silvano e Salvador Malheiro continuaram juntos depois da reunião, num contacto mais prolongado e que foi considerado de alto risco.
De recordar que foi o próprio presidente da Câmara de Ovar quem revelou estar contaminado, através de uma publicação feita no Facebook este domingo - que pode ver em baixo. "A Covid-19 não atinge só as outras pessoas e, neste momento, também eu estou infectado", escreveu o social-democrata, acrescentando que, apesar de todos os cuidados que tem tido diariamente, "em algum momento" pode ter "falhado".
"Estou a cumprir o isolamento obrigatório e a assegurar todos os meus compromissos, a partir de casa", informa ainda.
Por fim, o autarca do município que chegou a estar com cerca sanitária na primeira vaga da pandemia, apela a todos que continuem a cumprir as regras para prevenir a propagação do vírus.
Leia Também: Salvador Malheiro testa positivo para a Covid-19