Sobe para 50 número de casos num lar do concelho de Santiago do Cacém

O número de pessoas infetadas com covid-19 no surto detetado num lar da Casa do Povo de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal) aumentou para 50 após novo rastreio na instituição, foi hoje revelado.

Notícia

© iStock

Lusa
02/02/2021 12:37 ‧ 02/02/2021 por Lusa

País

Covid-19

 

Fonte da autoridade local de saúde avançou à agência Lusa que foram detetados "mais oito utentes e mais quatro funcionários positivos" no rastreio realizado na segunda-feira na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) de Alvalade, que passou de 38 (incluindo o óbito de um utente) para 50 pessoas infetadas com o vírus que provoca a covid-19.

No total, na ERPI, gerida pela Casa do Povo de Alvalade, que tem 52 utentes, foram infetadas 50 pessoas, dos quais 36 utentes - incluindo o idoso que faleceu - e 14 funcionários.

De acordo com a mesma fonte, devido a este surto, "três utentes estão internados" no Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.

"A maioria dos idosos" com resultado positivo para o coronavírus SARS-CoV-2, que se encontram na instituição, "têm sintomas leves" e "estão em isolamento", indicou.

O primeiro caso, de um funcionário infetado, foi detetado em dezembro e, entretanto, já está recuperado.

Num comunicado conjunto, a Câmara de Santiago do Cacém, a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) e a Casa do Povo de Alvalade referem que a autoridade local de saúde está a acompanhar "a evolução epidemiológica e o estado de saúde de todos os infetados".

A ULSLA disponibilizou "um médico da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Santiago do Cacém que acompanhará 'in loco' a situação clínica e a evolução de sintomatologia nos utentes e profissionais", é acrescentado na nota.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.227.605 mortos resultantes de mais de 102,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 12.757 pessoas dos 726.321 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas