As tendas de pré-triagem do INEM já não instaladas nas imediações do Hospital de Santa Maria, em Lisboa. A situação de caos que se fez sentir na semana passada, com longas filas de ambulâncias na urgência Covid-19, aparenta ter normalizado.
Ao Notícias ao Minuto, fonte hospitalar confirmou que as tendas de pré-triagem já não estiveram, esta terça-feira, a funcionar junto ao Hospital de Santa Maria. A situação "estabilizou, sem acumulação de ambulâncias, embora a urgência Covid mantenha um elevado nível assistencial", indicou a mesma fonte.
Recorde-se que a pré-triagem começou a ser realizada no dia 29 de janeiro, sexta-feira, pela equipa do INEM, acompanhada por uma equipa da Proteção Civil. O objetivo era minimizar a espera, o número de ambulâncias no local, bem como a sobrecarga das urgências, encaminhando doentes para outros serviços, nomeadamente nos centros de saúde.
Segundo disse à Lusa o responsável dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, António Táboas, na segunda-feira, foram avaliadas em três dias 64 pessoas e 32% eram casos menos graves. Seis foram encaminhados para casa e quatro para centros de saúde.
"A maioria dos utentes, cerca de 67%, manteve-se nas urgências pois eram doentes com gravidade, o que equivale às cores vermelho, laranja e amarelo, e os restantes eram doentes menos graves, com o equivalente às cores azul e verde", explicou.
O responsável do INEM disse ainda que se verificou nos últimos três dias um decréscimo no número de doentes avaliados por estas equipas da pré-triagem no Hospital de Santa Maria, com um total de 34 pessoas na sexta-feira, 16 no sábado e 14 no domingo.
Leia Também: Santa Maria. Um terço dos doentes na pré-triagem eram menos graves