A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Setúbal apreendeu, no sábado, cerca de duas toneladas de amêijoa-japonesa e diverso material contrafeito, nas localidades de Samouco e Alcochete. A força militar identificou ainda 58 pessoas por violação das medidas COVID-19.
Em nota enviada às redações, a autoridade detalha que foi feita uma fiscalização das medidas impostas pelo Estado de Emergência e de controlo da apanha de bivalves no estuário do Tejo. Durante a ação, a GNR detetou diversas pessoas na apanha dos moluscos.
A força militar apreendeu material no valor estimado superior a 20 mil euros, destacando-se duas toneladas de amêijoa-japonesa, 33 quilos de ostras, diverso material utilizado na apanha dos bivalves e diversos artigos de vestuário contrafeitos.
Foram ainda identificadas 58 pessoas por violação das medidas COVID-19 e foram elaborados os respetivos autos de contraordenação por violação da limitação de circulação entre concelhos.
Para lá disso, a GNR elaborou um auto de notícia por contrafação que foi remetido para o Tribunal Judicial de Montijo.
Os bivalves, por se encontrarem abandonados na via pública, foram encaminhados para destruição por parecer da autoridade veterinária municipal.
Leia Também: Mais 420 pessoas detidas pela GNR na última semana em todo o país