Castelo Branco. Associação recebe 117 mil para combater discriminação
A Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento (ALAD) vai receber cerca de 117 mil euros, no âmbito da 8ª Geração do Programa Escolhas, para o combate à discriminação e promoção da igualdade de oportunidades, foi hoje anunciado.
© iStock
País Discriminação
"Esta 8ª geração contempla 11 atividades divididas pelas Medida I - Educação, Inclusão Digital, Formação e Qualificação e Medida III - Dinamização Comunitária, Saúde, Participação e Cidadania e pretende envolver um total de 196 participantes", explica a associação, em comunicado, hoje divulgado.
O Programa escolhas tem como objetivos o combate à discriminação, o reforço da coesão social e a promoção de igualdade de oportunidades.
Integrado no Alto Comissariado para as Migrações (ACM), tem como missão promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos com vulnerabilidade socioeconómica.
A ALAD refere que está "consciente de que muito ainda há a fazer na integração destas comunidades", pelo que se candidatou à 8ª geração do Programa Escolhas.
A candidatura obteve parecer positivo para a continuidade da intervenção, com um financiamento de cerca de 117 mil euros para o biénio 2021-2022.
Em 2019, a ALAD candidatou-se à 7ª Geração do Programa Escolhas, através do projeto "Nós Com os Outros", que visou a inclusão social de crianças e jovens inseridas em contextos sociais vulneráveis, nomeadamente descendentes de famílias migrantes, refugiadas e das comunidades ciganas, com idades compreendidas entre os 6 e 25 anos.
O projeto acompanhou durante dois anos, crianças e jovens no seu percurso escolar, profissional, familiar e social, "promovendo um processo de mudança positiva no território no que concerne à capacitação e desenvolvimento dos jovens descendentes destas comunidades".
Diariamente, ao longo dos dois anos da sua implementação, o projeto direcionou a intervenção a 12 escolas do município e das freguesias do concelho de Castelo Branco.
"O projeto Nós com os Outros terminou a 7ª geração do Programa Escolhas com o envolvimento de 440 participantes únicos, a integração de 18 jovens num dos quatro agrupamentos do território [Castelo Branco], 45 jovens integrados em formação profissional e 53 jovens encaminhados e integrados para emprego", conclui a associação.
Leia Também: "A CML orgulha-se de dar o exemplo no combate à discriminação salarial"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com