Meteorologia

  • 27 SEPTEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 22º

Obra em estádio onde morreu português passou em vistoria

A obra do estádio Arena da Amazónia, onde morreu hoje um operário português, passou numa vistoria dos órgãos de controlo "recentemente", informou a Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP), vinculada ao Governo do Estado do Amazonas.

Obra em estádio onde morreu português passou em vistoria
Notícias ao Minuto

05:52 - 08/02/14 por Lusa

País Amazonas

"O Governo do Estado exige que todas as regras de segurança do trabalho sejam cumpridas pela construtora", disse numa nota a UGP Copa, acrescentando que não foi constatada nenhuma interferência no andamento da obra por questões de segurança.

A Andrade Gutierrez, construtora contratada para realizar a obra do estádio, informou que oferece "todas as condições de segurança para seus trabalhadores e que realiza fiscalizações periódicas".

Segundo a empresa, as duas mortes ocorridas anteriormente na construção do estádio Arena da Amazónia, após quedas de trabalhadores, estão a ser averiguadas.

Em entrevista à rádio Estadão, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil em Amazonas, Cícero Custodio, afirmou por seu lado que os operários irão iniciar uma greve na próxima segunda-feira, devido à morte de Pita Martins.

Custódio não precisou se o prolongamento da greve depende da avaliação do acidente pelos organismos de segurança, como o Corpo de Bombeiros e a Polícia.

A entrega do estádio está programada para o dia 14 deste mês. Porém, de acordo com Custódio, grande parte dos trabalhos ainda não está concluída.

Citado pela agência Efe, o presidente do sindicado afirmou ser "impossível" que o estádio seja entregue à FIFA até março, mês em que a entidade começará a administrar as sedes do Mundial de Futebol 2014.

A Arena da Amazónia irá receber três jogos na primeira fase do mundial, entre os quais o Portugal-Estados Unidos, em 22 de junho.

A morte do operário português foi a quarta registada no Amazonas relacionada com o Mundial e a terceira vinculada às obras do estádio.

O operário português António José Pita Martins estava no Brasil para auxiliar na desmontagem da estrutura utilizada para construir o estádio, incluindo gruas. Durante o trabalho, uma peça caiu e atingiu a sua cabeça, na manhã de hoje.

O técnico especializado em operações de gruas de grande porte foi levado para o hospital com trauma encefálico e múltiplas lesões no tórax, e não resistiu aos ferimentos.

Pita Martins trabalhava na sede da Martifer em Oliveira de Frades, em Portugal, e tinha chegado ao Brasil há poucos meses com uma equipa de operários portugueses, segundo a empresa.

A Polícia Civil e a equipa de segurança do trabalho da construtora responsável pela obra, Andrade Gutierrez, vão realizar perícias para apurar as causas do acidente, segundo a UGP Copa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório