Futuro da Europa: Conferência visa "pôr cidadãos no centro das políticas"
A Conferência sobre o Futuro da Europa deve servir para "pôr os cidadãos no centro das políticas europeias", frisou hoje a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, após a primeira reunião do comité executivo do evento.
© Reuters
A governante, que copreside ao comité executivo, afirmou que a Conferência "deve ser uma plataforma inclusiva que reúna diferentes vozes, envolvidas numa ampla reflexão e debate sobre os desafios que a Europa enfrenta e o seu futuro a longo prazo".
"Pôr os cidadãos no centro das políticas europeias", resumiu Ana Paula Zacarias, citada num comunicado do Parlamento Europeu divulgado após a reunião.
A secretária de Estado copreside ao comité executivo, em representação do Conselho da União Europeia, cuja presidência Portugal ocupa até final de junho, juntamente com a comissária Dubravka Suica, em representação da Comissão Europeia, e o eurodeputado Guy Verhofstadt, pelo Parlamento Europeu.
Igualmente citado na nota, Guy Verhofstad afirmou que "cabe aos cidadãos decidir o que esperam da UE e como atingi-lo".
"É a Europa deles e o futuro deles, por isso é a Conferência deles! A nossa tarefa é garantir que a Conferência ganha impulso público e, depois, retirar dela uma agenda para moldarmos juntos o futuro da Europa", sublinhou.
Dubravka Suica, vice-presidente da Comissão para Democracia e a Demografia, salientou por seu turno que a Conferência "vai permitir a cidadãos de todos os cantos da UE e de todas as origens partilhar as suas ideias, esperanças e sonhos".
"Este é um momento único e histórico para o envolvimento dos cidadãos na União Europeia", frisou.
Esta reunião do comité executivo, que é integrado por representantes das três instituições europeias -- Conselho, Comissão e Parlamento - marca o arranque oficial da Conferência sobre o Futuro da Europa, processo que vai permitir aos cidadãos participar na reformulação das políticas e instituições da UE.
Ela ocorre duas semanas depois da assinatura da declaração conjunta que lançou o evento, em 10 de março, em Bruxelas, pelos presidentes do Parlamento, David Sassoli, da Comissão, Ursula von der Leyen, e do Conselho, exercida este semestre pelo primeiro-ministro português, António Costa.
Na reunião de hoje o comité discutiu os primeiros passos a dar para que os cidadãos possam começar a participar o mais rapidamente possível, designadamente através de uma plataforma digital, e os métodos de trabalho internos.
O comité discutiu também a possibilidade de um lançamento formal a 09 de maio, Dia da Europa, em Estrasburgo, e um primeiro plenário da Conferência a 10 de maio, iniciativas que estão dependentes da evolução da pandemia de covid-19 na Europa.
Segundo o comunicado, o comité vai voltar a reunir-se a 07 de abril no Parlamento Europeu e a plataforma digital será lançada a 19 de abril.
Leia Também: Ministros dos Assuntos Europeus preparam hoje Conselho Europeu
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com