A Direção-Geral da Saúde (DGS) tinha avisado, esta segunda-feira, para a ocorrência de uma "situação de fraca qualidade do ar no Continente", entre ontem e hoje, que leva a que os portugueses tenham de ter cuidados como reduzir os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
Em causa está uma massa de ar do Norte de África que levou a Autoridade para a Saúde a redobrar as recomendações, especialmente para a população mais sensível, como crianças e idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos ou com problemas cardiovasculares.
"Os grupos de cidadãos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem permanecer no interior dos edifícios e, se viável, com as janelas fechadas", avisou a Autoridade para a Saúde.
Nas redes sociais, vários utilizadores publicaram imagens do fenómeno em localidades como Vila do Conde ou Cabanas de Viriato.
Veja imagens na galeria acima.
Chuva de lama registada em Portugal Continental, as poeiras na atmosfera irão a mais nas próximas horas!
— Meteo Trás-os-Montes - Portugal (@MeteoTrasMontPT) March 29, 2021
Protejam-se! #Poeiras #SaharianDust #Calima #ChuvadeLama pic.twitter.com/ErPqKluN3I
Leia Também: DGS alerta para fraca qualidade do ar devido a massa do Norte de África