IPO de Coimbra vai receber dois aceleradores lineares
Os equipamentos vão permitir aumentar a capacidade de resposta da unidade hospitalar.
© IPO de Coimbra
País IPO de Coimbra
O Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPO de Coimbra) abre as portas, já este sábado, para receber o primeiro de dois aceleradores lineares que vão substituir outros dois equipamentos de megavoltagem com mais de uma década de atividade.
Estes equipamentos, que implicam um investimento que ultrapassa os 5,8 milhões de euros, "permitem aumentar a capacidade de resposta particularmente no que diz respeito à complexidade das técnicas de tratamento, com tradução quer na precisão, quer na segurança da radioterapia prescrita", revela o comunicado enviado às redações.
Este acelerador linear, Sistema Halcyon/Varian, é a primeira unidade do género a ser instalada em Portugal e "traduz um novo conceito de tratamento, permitindo a realização de técnicas complexas de tratamento, guiadas por imagem, mais precisas, seguras e, portanto, mais eficazes".
Este equipamento, sublinhe-se ainda, tem ainda outro benefício, já que pode ser instalado em áreas de menores dimensões, permitindo a otimização dos espaços e dos circuitos.
Com este novo equipamento, o IPO de Coimbra "vê reforçado o seu posicionamento de instituição de referência na Região Centro, no que concerne aos tratamentos de radioterapia, fortalecendo e consubstanciando a rede assistencial em radioncologia".
Veja, na galeria acima, as imagens do acelerador linear e do local onde vai ficar instalado.
Leia Também: Taxa de danos nos órgãos parece ter aumentado em infetados com alta
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com