Exemplo de engenheiro agraciado por Cavaco deve ser "seguido por todos"
O cônsul-geral de Portugal em Macau disse hoje, ao entregar a comenda da Ordem do Mérito ao engenheiro Henrique Novais Ferreira, que o exemplo do agraciado deve ser "seguido por todos" aqueles que estão dentro e fora de Portugal.
© DR
País Cônsul
"Não é segredo para ninguém que Portugal atravessa um momento difícil e nestes momentos todos nós, em Portugal ou no estrangeiro, devemos olhar para homens e mulheres como o engenheiro Novais Ferreira e seguir o seu exemplo de dedicação, humildade, trabalho e patriotismo", disse Vítor Sereno.
Para o representante português em Macau, a condecoração atribuída pelo chefe de Estado, Cavaco Silva, a Henrique Novais Ferreira é de "toda a justiça", dado tratar-se de uma pessoa que "dedica a sua vida ao trabalho e ao desenvolvimento humano nos locais onde trabalha e honra Portugal, as suas gentes e a engenharia nacional".
Na hora de receber a condecoração, Henrique Novais Ferreira disse que a comenda de Cavaco Silva foi uma "surpresa" que recebe "com gratidão".
Apesar da distinção, Novais Ferreira garantiu que manterá a sua maneira de estar até porque, sublinhou, "não há razões para mudar" e por isso vai continuar a entrar no gabinete às 08:15 e sair às 18:00, sem sábados nem domingos.
"Não vai continuar a haver metro ligeiro, não vai continuar a haver os problemas no aeroporto?", questionou, salientando estar "disponível para dar a contribuição que puder".
Aos 92 anos e há quase 24 em Macau, Henrique Novais Ferreira garante a segurança, por exemplo, da ponte Nobre de Carvalho, inaugurada na década de 1970 e desenhada por Edgar Cardoso.
Instado a comentar o estado da engenharia em Macau, Novais Ferreira lembrou que, quando chegou, "era boa" e agora "está bastante boa" porque há pessoas "capazes de fazer trabalhos de engenharia com cabeça, tronco e membros".
Henrique Novais Ferreira foi um dos 22 agraciados por Cavaco Silva por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas de 2013, mas só agora recebeu a distinção das mãos do cônsul-geral.
Além de Novais Ferreira, também o médico Fernando Gomes, responsável pelo serviço de Medicina Física e Reabilitação do Centro Hospitalar Conde de S. Januário, em Macau, e presidente do Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portuguesas, foi agraciado com a mesma distinção por parte de Cavaco Silva, mas recebeu a condecoração a 10 de junho.
Natural de Angola, Henrique Novais Ferreira fez o curso de engenharia civil no Instituto Superior Técnico "no tempo em que eram seis anos" e logo ingressou no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, local onde atingiu o grau máximo de investigador coordenador, um título equivalente ao de professor catedrático.
Trabalhou em Portugal e Angola até se fixar em Macau em 1990 tendo ficado ligado a obras como a construção do aeroporto, da ponte Flor de Lótus, ponte da Amizade, túnel da Guia, e do pavilhão multiusos Macau Dome, enquanto consultor técnico de qualidade.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com