Apoios Sociais. Pedido de fiscalização dos diplomas deu entrada no TC

Alargamento foi aprovado no Parlamento e promulgado por Marcelo Rebelo de Sousa. Governo enviou para o Constitucional por considerar que viola a lei travão do Orçamento do Estado.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
15/04/2021 17:12 ‧ 15/04/2021 por Notícias ao Minuto

País

Apoios Sociais

O pedido de fiscalização sucessiva dos três diplomas que alargam os apoios sociais deu entrada hoje no Tribunal Constitucional (TC), avança a RTP3.

Em causa, recorde-se, estão os diplomas que alteram apoios sociais, aprovados no Parlamento e promulgados pelo Presidente da República: o apoio extraordinário à redução da atividade para trabalhadores independentes, empresários em nome individual e sócios-gerentes, o apoio excecional à família devido ao encerramento das escolas e mecanismos excecionais de gestão de profissionais de saúde.

As alterações foram aprovadas, com o voto contra do PS nos alargamentos dos apoios económicos e na saúde, e a abstenção no das famílias, e promulgadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em 28 de março.

Três dias depois, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou a intenção de enviar os diplomas para o Tribunal Constitucional para fiscalização sucessiva, por violarem a lei travão do Orçamento do Estado por aumentarem o limite da despesa.

"Entendo ser meu dever solicitar ao Tribunal Constitucional a apreciação das normas aprovadas pela Assembleia da República que considero inconstitucionais. Trata-se do exercício normal das minhas competências, no quadro do princípio da separação e interdependência de poderes consagrado na Constituição, ou seja, como muito bem sintetizou o senhor Presidente da República: É a Democracia e o Estado de Direito a funcionarem", sustentou o chefe do Governo, acrescentando que se estes diplomas forem para a frente abrir-se-á "um precedente perigoso".

Recorde essa declaração de António Costa:

[Notícia atualizada às 17h19]

Leia Também: Pedido de fiscalização de diplomas ao TC será entregue "brevemente"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas