Trata de um familiar? Informe-se sobre o Estatuto do Cuidador Informal
PSP recorda ainda a existência do Programa 'Estou Aqui - Adultos!' que pretende permitir um célere reencontro entre familiar ou cuidador em casos necessários.
© iStock
País Cuidador Informal
Se presta cuidados a um familiar, a Polícia de Segurança Pública (PSP) recorda-o, nas redes sociais, que tem de conhecer o Estatuto do Cuidador informal. Na mesma publicação, a autoridade lembra ainda o Programa 'Estou Aqui - Adultos!', que pretende promover um rápido reencontro com um familiar em caso de a pessoa se perder ou não se conseguir orientar.
"Se presta cuidados a um familiar, saiba que pode pedir o Estatuto de Cuidador Informal e beneficiar de medidas de apoio e suporte, tais como o acompanhamento da Segurança Social e da Saúde ou o descanso do cuidador", indica a PSP.
Para saber mais sobre este estatuto, é ainda referido, deve consultar o portal da Segurança Social ou qualquer serviço de atendimento, assim como consultar os Guias Práticos em www.seg-social.pt. Em alternativa, pode ainda ligar para o número 300 502 502, uma linha ativa nos dias úteis das 9h00 às 18h00.
Já quanto ao Programa 'Estou Aqui - Adultos!', este "disponibiliza uma pulseira gratuita, pessoal e intransmissível que permite promover, caso necessário, o (re)encontro célere com o familiar, conhecido ou cuidador (previamente indicado aquando do registo)".
Para fazer um registo neste programa, deve dirigir-se ao endereço https://estouaqui.mai.gov.pt/Pages/index.htm
Leia Também: Muitos cuidadores informais desconhecem que podem aceder a um estatuto
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com