PJ realiza megaoperação de combate ao cibercrime e detém seis pessoas
A ação tem como objetivo combater o crime de phishing. Operação envolveu 120 inspetores da PJ e resultou no cumprimento de 31 mandados de busca.
© Global Imagens
País PJ
A Unidade de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária (PJ) encontra-se, esta manhã, a realizar uma megaoperação de combate ao cibercrime, avançou a TVI24.
A ação policial tem como principal objetivo combater o crime de phishing, que se traduz no acesso individuo de contas bancárias pela internet, através de esquemas de obtenção de dados pessoais e palavras-passe.
Entretanto, a PJ já confirmou que decorreu uma operação policial denominada 'Bitphish' que resultou no cumprimento de 31 mandados de busca, seis detenções – quatro homens e duas mulheres, com idades entre os 25 e os 70 anos – bem como a constituição de mais 10 arguidos, além dos detidos. Nesta operação, participaram cerca de 120 inspetores.
Inicialmente, tinha sido avançado que tinham sido detidas cerca de 10 pessoas.
Em causa estará o registo de centenas de vítimas em Portugal, lesadas em milhares de euros, cujo dinheiro foi retirado das contas bancárias ou foi gasto com cartões de crédito. Os suspeitos terão sido identificados pela PJ pelo rasto informático que deixaram.
Importa recordar que segundo os últimos dados, partilhados no mês passado no Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2020, os crimes informáticos aumentaram 26,8%, com realce para a falsidade informática e o acesso ilegítimo. O relatório alertou ainda que as autoridades temem ataques aumentem contra alvos da saúde, finanças e infraestruturas críticas.
Leia Também: Segurança: 24 detenções e 398 arguidos por cibercrimes em 2020
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com