"Ansiedade elevada: Abre em Portugal a maior ponte pedonal suspensa do mundo", noticiou esta sexta-feira a agência Reuters, referindo-se à inauguração da Ponte 516 Arouca, no distrito de Aveiro. "Foi extraordinário, uma experiência única, um pico de adrenalina", afirmou, à agência, o primeiro visitante da estrutura.
A ponte, sublinhe-se, é tem um tabuleiro em gradil metálico que, além de permeável ao vento, permite observar em profundidade o cenário sob os pés dos visitantes - algo que não contribuirá de forma positiva para a ansiedade do mais intrépido visitante.
Paralelamente, o novo equipamento do distrito de Aveiro está seguro por estruturas de betão e aço dispostas 175 metros acima dos rápidos do rio Paiva. São 516 metros de distância entre as margens de Canelas e Alvarenga.
"Leva cerca de 10 minutos a atravessar, se se admirar as vistas panorâmicas da cascata, do desfiladeiro e os dos rápidos do rio, através do gradil aberto debaixo dos nossos pés", descreve a CNN. Sublinhe-se que a estrutura atravessa o vale da Garganta do Paiva e localiza-se junto à Cascata das Aguieiras, cujas águas se abatem sobre um leito fluvial que, por ser granítico, obriga o rio a desvios e curvas particularmente revolutos.
Entre os britânicos, o Guardian e o Daily Mail também deram conta da inauguração da Ponte 516 Arouca, assim como os franceses Le Fígaro e France Info.
Recorde-se que a estrutura é inovadora a nível de engenharia e arquitetura por ter recorrido a técnicas concebidas de origem para a especificidade do próprio terreno. Foi materializada pelo instituto ITeCons e pela construtora Conduril, considerando-se "uma obra icónica, diferenciadora", que já vem motivando solicitações diversas enquanto "atração não só a nível nacional, mas também internacional", segundo indicou Margarida Belém, autarca local.
Leia Também: Na maior ponte pedonal suspensa do mundo nem os mais nervosos resistem