Em aniversário, PSP conta como se formou a unidade de 'cães polícias'
A "vertente cinotécnica na PSP remonta aos anos trinta do século XX".
© Global Imagens
País PSP
O Grupo Operacional Cinotécnico (GOC) da PSP, que trabalha com os 'cães polícia', é uma das cinco subunidades operacionais da Unidade Especial de Polícia (UEP) que celebra, esta quarta-feira, o seu 13.º aniversário.
Para não deixar a data passar em branco, a força policial partilhou um breve resumo sobre a história da unidade policial que conta com elementos de quatro patas.
Contrariamente ao pensamento comum, começa por explicar a força policial, a "vertente cinotécnica na PSP remonta aos anos trinta do século XX, tendo-se inspirado inicialmente nas escolas alemã e italiana".
No entanto, foi em 1939 que surgiu "o primeiro canil conhecido em Portugal para albergar especificamente cães para apoio à atividade policial". Mais tarde, em 1954, elementos provenientes dos Comandos de Lisboa e Porto, passam a integrar "o Pelotão Cinotécnico da Polícia do Estado da Índia".
Cerca de 50 anos depois, em 2000, foi aprovado o efetivo cinotécnico nacional e o Pelotão Cinotécnico passou a designar-se pela "atual denominação".
Finalmente, a 3 de abril de 2002, o o GOC, como Unidade no seio da PSP, é criado ficando integrado no Corpo de Intervenção. "Esta data foi adotada para as comemorações anuais do GOC, que, em 31 Agosto de 2007, com a implementação da nova Lei Orgânica da PSP, se autonomizou do Corpo de Intervenção, passando a integrar uma das cinco subunidades desta nova estrutura da Polícia", conta a PSP, num texto divulgado nas redes sociais.
A polícia sublinha ainda que o trabalho desenvolvido com o apoio dos 'cães polícias' tem se tornado numa atividade cada vez mais relevante na "operacionalidade da PSP, nomeadamente, na Ordem Pública e Intervenção Tática, Deteção de Armas e Estupefacientes, Deteção de Explosivos e Busca e Salvamento".
Leia Também: A incrível história de Ziggy, cão raptado em Paris e encontrado em Cannes
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com