Meteorologia

  • 18 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Tendência inverte-se e maioria das escolas passa a Física e Química

Mais de 90% das escolas tiveram média positiva no exame nacional de Física e Química do secundário em 2020, invertendo a tendência do ano anterior, em que mais de metade reprovou, segundo dados do Ministério da Educação.

Tendência inverte-se e maioria das escolas passa a Física e Química
Notícias ao Minuto

00:14 - 21/05/21 por Lusa

País Exames Secundário

No ano passado, 39.443 alunos do ensino secundário realizaram o exame nacional de Física e Química e, à semelhança das restantes disciplinas, também nesta a média de todas as provas subiu.

Com uma diferença de mais de três valores, a classificação média subiu para 13,3 valores, afastada dos anteriores 10 valores, que foram também a média positiva mais baixa desse ano, segundo uma análise feita pela Agência Lusa a dados do Ministério da Educação.

Com a subida da média global, inverteu-se também a tendência registada em 2019, quando seis em cada dez escolas "chumbaram" a Física e Química. Em vez disso, no ano passado a maioria teve média positiva.

Num universo de 630 escolas, houve 43 onde a média dos resultados dos seus alunos foi negativa, o que significa que a grande maioria (93,2%) passou nesta disciplina.

Estes resultados positivos registaram-se num ano em que os exames finais do secundário eram facultativos e serviam apenas como provas de ingresso.

Por outro lado, nestas provas os alunos beneficiaram também de regras de classificação diferentes das habituais, para mitigar as desigualdades acentuadas pelo ensino à distância, e apenas foram contabilizadas as respostas às perguntas obrigatórias e aquelas em que o aluno tenha tido melhor pontuação.

No 'ranking' elaborado pela Lusa, a partir dos dados disponibilizados pelo Ministério da Educação relativos aos exames nacionais do ano letivo 2019/2020, o Colégio Mira Rio, em Lisboa, foi o estabelecimento de ensino mais bem classificado, com 18,2 valores.

Nos primeiros lugares, seguem-se outras duas escolas particulares: a Academia de Música de Santa Cecília, também em Lisboa, e o Colégio Efanor, no Porto.

Ao contrário do ano anterior, em que havia três escolas públicas entre as 20 mais bem classificadas, a melhor pública de 2020 surge apenas em 27.º no 'ranking' geral, ocupado pela Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos, no Porto, com 16,4 valores.

Coimbra, Viseu e Porto são os três distritos com melhores médias a esta disciplina. Já as escolas do estrangeiro e os distritos de Portalegre e Setúbal ocupam os últimos lugares.

As raparigas tiveram um melhor desempenho neste exame, com uma média de 13,7 valores contra a média de 12,8 valores dos rapazes.

Leia Também: Exames Secundário. Raparigas melhores a Matemática e Fisico e Quimica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório