A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Santarém resgatou, na segunda-feira, no concelho de Benavente, cinco cães sujeitos a maus-tratos.
No seguimento de várias denúncias, a força militar levou a cabo uma ação de fiscalização direcionada para as condições sanitárias e licenciamento de detenção de animais de companhia. Com efeito, a GNR encontrou cinco cães "nitidamente mal nutridos, com falta de cuidados veterinários e sem condições de higiene e sanitárias".
Dos cinco animais, explica o comunicado enviado às redações, apenas um tinha identificação eletrónica. Realça ainda a GNR que todos foram recolhidos e encaminhados para as instalações do Canil Municipal de Benavente.
No decorrer da ação, foram ainda identificados dois homens de 25 e 31 anos por maus-tratos a animais de companhia e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Benavente.
Simultaneamente, foram elaborados 28 autos de contraordenação relacionados com a falta de licença de detenção, identificação eletrónica e vacinação antirrábica.
Leia Também: GNR resgata raposa que ficou presa em vedação na Covilhã