Meteorologia

  • 21 OCTOBER 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 25º

Nariz Vermelho. Verbas permitirão continuar "nos 17 hospitais públicos"

A Operação Nariz Vermelho levou recentemente a cabo a campanha anual de angariação de fundos, no âmbito do Dia do Nariz Vermelho, e as verbas vão permitir à Associação "continuar a oferecer as visitas semanais aos 17 hospitais públicos".

Nariz Vermelho. Verbas permitirão continuar "nos 17 hospitais públicos"
Notícias ao Minuto

08:10 - 09/06/21 por Filipa Matias Pereira

País Operação Nariz Vermelho

A Operação Nariz Vermelho - Associação de Apoio à Criança (ONV) assinalou, a 1 de junho, o Dia do Nariz Vermelho. Mais do que pretender sensibilizar a sociedade para a importância da solidariedade social, esta iniciativa consiste também na maior campanha anual de angariação de fundos. 

Em declarações ao Notícias ao Minuto, Carlota Mascarenhas, diretora de Comunicação e Angariação de Fundos da Operação Nariz Vermelho, explica que a iniciativa é celebrada, habitualmente, a 1 de junho – Dia da Criança – “porque as crianças são o foco do nosso trabalho e porque neste dia lembramos à sociedade” que muitas delas “passam este dia tão importante num hospital”. 

No Dia do Nariz Vermelho, a Associação pede então às escolas, empresas e comércio local que sensibilizem os alunos e colaboradores para a sua missão e que a “ajudem a angariar fundos através da venda de produtos solidários, enviados à consignação, entre os quais o nosso 'nariz vermelho' de palhaço”. 

Pese embora esta tenha começado por ser uma iniciativa apenas dirigida ao universo escolar, como o plantar de uma 'semente' da vontade de ser solidário, 12 anos depois, o Dia do Nariz Vermelho chegou também às empresas, ao comércio e aos particulares.

Este ano, devido à pandemia de Covid-19, o Dia não foi assinalado com eventos físicos. Optou-se, ao invés disso, por fazer uma venda dos produtos solidários pelos parceiros que se inscreveram para os receber. Houve ainda angariação de fundos para o público em geral que decorreu nas redes sociais. 

As receitas angariadas reverteram para a Operação Nariz Vermelho e vão permitir “continuar a oferecer as visitas semanais aos 17 hospitais públicos com que colaboramos”, realça Carlota Mascarenhas. 

A  diretora de Comunicação e Angariação de Fundos da Operação Nariz Vermelho vinca ainda o caráter solidário da sociedade portuguesa, sendo que, ano após ano, “as pessoas, com generosidade”, têm vindo a “apoiar-nos, seja através da participação em campanhas pontuais, como o Dia do Nariz Vermelho, seja através da compra dos nossos produtos na nossa Lojinha, da inscrição como doadores regulares ou como parte de uma empresa que se torne parceira da nossa instituição e também doe regularmente um valor para apoiar o nosso trabalho”. 

Num ano tão atípico em que o país se viu a braços com uma pandemia sem precedentes, a ação da ONV sofreu, inevitavelmente, alterações. Os Doutores Palhaços “tiveram de sair das pediatrias dos 17 hospitais com que colaboramos e passar, primeiro, à TV ONV, o nosso canal de YouTube, e mais tarde ao projeto ‘Palhaços na Linha’, que ainda está em vigor em vários hospitais”.

Esta alteração, sublinhe-se, não mudou a “perceção que a população portuguesa tem da nossa missão e do empenho com que a entregamos. Por isso, e por todo o apoio que temos recebido ao longo do tempo, estamos profundamente gratos”.

Leia Também: Operação Nariz Vermelho regressa presencialmente a mais três hospitais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório