O Parlamento açoriano aprovou, esta sexta-feira, que a remoção total de amianto nas escolas seja uma prioridade do Governo regional.
O projeto de resolução do PSD, para que o Governo Regional dê absoluta prioridade à remoção total de amianto dos edifícios escolares da rede de ensino público da Região, foi aprovado por unanimidade.
Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o PSD/Açores refere que, de acordo com a iniciativa, "a remoção de amianto dos edifícios de uso público é essencial, dada a toxicidade daquele material e o perigo que representa para a saúde".
"Conforme foi explicado pelo deputado Joaquim Machado, o processo de remoção de amianto das escolas “é um assunto de máxima importância, pelo que deve ser dada total prioridade à resolução de um problema que o anterior Governo Regional não resolveu”", pode ler-se.
O PSD recorda ainda que a anterior tutela se comprometeu em debelar a situação até ao final de 2017. "Em julho de 2019 esgotou-se o tempo previsto, uma década, sem que tivessem sido iniciadas as obras de remoção do amianto em três escolas: Rabo de Peixe, Arrifes e Lagoa", refere o documento.
Assim sendo, para os sociais democratas, caberá ao atual Governo regional dar prioridade a essas obras porque "a saúde dos alunos, professores, pessoal não-docente e demais membros da comunidade educativa deve estar em primeiro lugar".
Leia Também: Retirada de amianto das escolas deve estar concluída durante o verão