Cadela deixou Noah porque não cabia na vedação onde menino passou
Diretor da PJ da Guarda explicou pela primeira vez, esta tarde, os contornos em que a cadela se separou do menino de dois anos.
© DR
País Desaparecimento
A cadela que desapareceu com Noah, e que foi encontrada ainda na quarta-feira a cerca de três quilómetros da casa da família, deixou a criança numa altura em que esta atravessou uma vedação onde o animal não cabia, revela o diretor da PJ da Guarda.
Na TVI24, José Monteiro explicou pela primeira vez, esta tarde, os contornos em que a cadela se separou do menino de dois anos.
"A dada altura do percurso de afastamento da criança, há a entrada numa nova propriedade que é vedada e que tem uma passagem extremamente reduzida - minúscula - onde a criança efetivamente passou", revelou, adiantando que há evidências de que Noah passou por lá.
"A cadela não poderia passar porque é maior do que a criança. Foram recolhidos nesse local alguns pêlos, alguns vestígios deixados pela cadela na tentativa de forçar a passagem, mas não foi possível ultrapassar aquela barreira e a cadela provavelmente acabou por ficar ali", acrescenta o coordenador da PJ. "E foi precisamente nesse contexto que a cadela veio a ser encontrada. Não regressou à residência da família, ficou naquele local onde, de forma objetiva, não conseguiu passar."
José Monteiro reiterou, na mesma entrevista, que as pistas e vestígios que foram recolhidos "levam a crer que se tratou de um acidente, de um desaparecimento espontâneo", apelando a que se evitem "teorias da conspiração".
"Isto não significa que eu esteja a dar como definitivo que não houve intervenção de terceiros - pode ter havido -, é uma hipótese que ainda pode ser considerada até ao fim da investigação", salientou, sublinhando que a investigação ainda "não está encerrada".
De momento, Noah está no hospital, acompanhado pela mãe, enquanto o pai, que "estava muito cansado, sob grande stress, passou a noite em casa".
Recorde-se que a criança deu entrada no Hospital de Castelo Branco depois de ter sido encontrada por populares pouco antes das 20h desta quinta-feira, num "setor de busca que foi alargado", a quatro quilómetros de casa em linha reta, ainda na zona de Proença-a-Velha, mas muito próximo da povoação de Medelim.
Leia Também: Noah "está fora de perigo" mas não deverá ter alta esta sexta-feira
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com