O verão bateu-nos à porta na madrugada desta segunda-feira, dia 21 de junho, acompanhado de nuvens e chuva, assim como temperaturas amenas.
Por isso, se estava a pensar iniciar a época balnear, vai ter de esperar até quarta-feira, altura em que o sol vai brilhar em quase todo o território nacional. Esta segunda-feira, os termómetros não vão subir mais que 23ºC e é apenas no distrito de Santarém, nos Açores e na Madeira. Na maioria das restantes regiões, a temperatura máxima ronda os 20ºC e a mínima vai chegar aos 8ºC na Guarda.
Já a chuva estende-se a todo território nacional, à exceção do Algarve, Açores e Porto Santo. Mesmo assim, o céu vai estar, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), parcialmente nublado.
Cenário idêntico repete-se amanhã, terça-feira, dia 22 de junho. As temperaturas vão subir um pouco, vão variar entre os 25ºC de máxima e 8ºC de mínima, e em Faro prometem mesmo chegar aos 28º C.
A chuva vai continuar pelo Norte e por alguns distritos do Centro e deixar o verão começar a entrar no resto do país. Contudo, com o céu nublado.
Já na quarta-feira, o IPMA prevê céu limpo para quase todo o território continental, à exceção de Bragança que vai permanecer com o céu parcialmente nublado.
Nos Açores o cenário é outro. A chuva vai chegar ao Grupo Ocidental (Flores e Corvo) e o céu vai permanecer nublado nas restantes ilhas do arquipélago.
Já na Madeira, o céu vai estar pouco nublado.
Leia Também: Não parece, mas começou o verão e hoje é o dia mais longo do ano