Prolongado aviso amarelo para grupos oriental e central dos Açores
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou até domingo o aviso amarelo devido "a precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada" para as ilhas do grupo oriental e central dos Açores.
© Lusa
País Açores
De acordo com o IPMA, para as ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) e para as ilhas do grupo central (Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa) o aviso amarelo, que já está em vigor, estende-se até às 15:00 horas de domingo.
O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Elsa Vieira, meteorologista da delegação do IPMA, nos Açores, disse à agência Lusa que as previsões apontam para que ocorra "ainda durante a tarde de hoje precipitação por vezes forte de 10 a 20 litros por metro quadrado numa hora tanto no grupo central como oriental".
Uma depressão com uma superfície frontal oclusa está a condicionar o estado do tempo no arquipélago dos Açores desde sexta-feira.
O mau tempo nos Açores provocou, na sexta-feira, na ilha de São Miguel, o arrastamento de uma viatura da Santa Casa da Misericórdia da Povoação, onde seguiam duas funcionárias, que estão desaparecidas.
Leia Também: Açores com 19 novos casos de infeção e mais 16 recuperações
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com