Numa altura em que Portugal está a vacinar mais, foram criados semáforos virtuais que lhe indicam qual o tempo de espera nos centros de vacinação contra a Covid-19 espalhados por todo o país. O código de cores é o do costume - vermelho, amarelo e verde.
No caso de a luz do semáforo virtual estar vermelha, estima-se que o tempo de espera seja superior a uma hora. Se estiver amarela, a previsão do atendimento é entre 30 minutos a uma hora e quando a cor for verde o período provável de espera é de 30 minutos.
A afluência ao local onde se vai ser vacinado pode ser consultada através da página na Internet do Serviço Nacional de Saúde (SNS), em https://covid19.min-saude.pt/cvc
Neste site, pode fazer a pesquisa por Administração Regional de Saúde (ARS), por concelho, ou ainda uma pesquisa livre, em que poderá escrever o nome do centro.
[É esta a aparência do site em que poderá o tempo de espera]© Reprodução Site
Já esta quinta-feira, o líder da Task-Force, Gouveia e Melo, destacou que estes semáforos virtuais "não fazem sentido para pequenos centros, que vacinam 100 pessoas por dia", frisando que "os grandes centros já têm todos semáforos".
O vice-almirante revelou ainda que apenas 51 dos 300 centros que implementaram o sistema de semáforos virtuais sobre os tempos de espera apresentaram hoje sinais vermelhos e amarelos: "A grande maioria dos centros de vacinação já tem [o sistema] de semáforos ativos. Hoje, em cerca de 300 centros, apenas 23 estavam com filas a vermelho, e 28 com amarelo. Feitas as contas, apenas um sexto dos centros sentiram dificuldades, mas os restantes estão conseguir a seguir o processo normalmente".
Semáforos virtuais indicam período de espera para vacinação. #Saúde #SNS https://t.co/V1sduDgeND
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) July 8, 2021
Leia Também: AO MINUTO: 1,8 milhões de certificados emitidos. Carnaval do Rio em 2022