Costa chegou a Luanda e quer reforçar "laços" na CPLP
"O relacionamento com os países da CPLP é central na nossa política externa", destacou, esta sexta-feira, o primeiro-ministro português.
© Getty Images
País CPLP
"Cheguei hoje a Luanda para participar na Cimeira da CPLP", anunciou, esta sexta-feira, António Costa, numa publicação na rede social Twitter.
A visita a Luanda acontece "num momento em que a nossa Comunidade se prepara para avançar de forma decisiva no reforço dos laços entre os seus cidadãos. Este será um dos resultados mais importantes desde a criação da CPLP", destacou o primeiro-ministro.
Aos olhos do governante, "o relacionamento com os países da CPLP é central na nossa política externa. Somos uma comunidade de iguais, partilhando uma língua global e juntos somos mais fortes no mundo".
Portugal está representado na XIII Cimeira da CPLP pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo primeiro-ministro, António Costa, pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André.
A 26.ª reunião ordinária de Conselho de Ministros da CPLP decorre em Luanda, na véspera da Cimeira de chefes de Estado e de Governo da organização, em que Angola assumirá a presidência da comunidade.
Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os nove Estados-membros da CPLP, que celebra 25 anos no sábado.
Cheguei hoje a #Luanda para participar na Cimeira da @_CPLP, num momento em que a nossa Comunidade se prepara para avançar de forma decisiva no reforço dos laços entre os seus cidadãos. Este será um dos resultados mais importantes desde a criação da #CPLP. pic.twitter.com/Hs2QDZo5wm
— António Costa (@antoniocostapm) July 16, 2021
Leia Também: CPLP: Cabo Verde deseja boa sorte a presidência angolana
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com