Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 22º

Capitão Artur Mariano Alves é o novo Comandante do Corpo de Fuzileiros

O Capitão-de-mar-e-guerra Fuzileiro Artur Mariano Alves é o novo Comandante do Corpo de Fuzileiros (CF), sendo o primeiro oficial proveniente dos cursos tradicionais da Escola Naval da classe de Fuzileiro a comandar aquela força especial.

Capitão Artur Mariano Alves é o novo Comandante do Corpo de Fuzileiros
Notícias ao Minuto

23:35 - 16/07/21 por Lusa

País Fuzileiros

Em comunicado, a Marinha Portuguesa refere que Artur Mariano Alves sucede ao comodoro Paulo da Silva Ribeiro, que se encontrava no cargo desde 19 de novembro de 2019.

A cerimónia de entrega de comando realizou-se na quarta-feira no Museu do Fuzileiro na Escola de Fuzileiros e foi presidida pelo Comandante Naval, vice-almirante Alberto Silvestre Correia.

A celebrar 400 anos da criação do Terço Armada da Coroa de Portugal, a Marinha diz que a escolha Artur Mariano Alves "é um momento especial", por se tratar do "primeiro oficial oriundo dos cursos tradicionais da Escola Naval da classe de Fuzileiro a comandar o CF".

Natural de Viseu, Artur José Figueiredo Mariano Alves, de 55 anos, ingressou na Escola Naval em outubro de 1985, tendo concluído a licenciatura em Ciências Militares Navais -- Ramo de Fuzileiros em setembro de 1990.

O novo Comandante do Corpo de Fuzileiros iniciou a sua carreira operacional como Comandante do Pelotão Anticarro e, em 1991, ingressou no Destacamento de Ações Especiais onde serviu durante cerca de 10 anos, cinco dos quais como Imediato e quatro como Comandante.

No final de 2002, comandou a Unidade de Meios de Desembarque (UMD), sendo posteriormente indigitado como chefe de operações e plano da Divisão de Operações do Estado-Maior da Armada.

Quatro anos depois, em 2006, foi nomeado para o cargo de Force Potection Staff Officer, na Divisão de Planeamento do Quartel-General da NATO em Nápoles (CC-Mar Naples), onde foi responsável no âmbito do Core Planning Team (CPT) em diversas áreas, nomeadamente Operações Anfíbias, Operações Especiais, Pirataria e Terrorismo, contribuindo para o planeamento das operações ALLIED PROVIDER, ALLIED PROTECTO e ACTIVE ENDEAVOUR.

Durante comissão da NATO, segundo a Marinha Portuguesa, foi destacado para uma missão no Afeganistão (ISAF XI), integrando o 1.º SOCCE (Special Operations Command and Control Element), onde chefiou o SOCE East (Speail Operation Coordination Element na região Leste em Bagram).

Em 2009, Artur Mariano Alves regressou à Marinha e comandou o Batalhão de Fuzileiros Nº2 (BF2), até julho de 2012.

Entre fevereiro de 2016 e setembro de 2019, e após desempenhar várias funções, foi nomeado Chefe da Célula de Operações Especiais e Comandante da Componente de Operações Especiais Nacional no Comando Conjunto para as Operações Militares do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).

Leia Também: Marinha convida Noah a ingressar nos Fuzileiros aos 18 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório