Avaria na Europa causou "apagão" parcial em Portugal e falhas no 112
Uma avaria na rede elétrica europeia provocou hoje "apagões" parciais em vários países e em Portugal houve falhas de mais de 30 minutos na eletricidade de Norte a Sul do país e no serviço de emergência 112.
© Shutterstock
País Síntese
Os cortes de energia afetaram centenas de milhar de pessoas em diversas regiões de França, Espanha e Portugal e tiveram origem num incidente com um hidroavião, em território francês, "provocando a desconexão temporal da península ibérica" à rede europeia, segundo um 'tweet' da Red Eléctrica espanhola.
Um problema no fornecimento de energia afetou vários concelhos, de Norte a Sul, onde se registou o "apagão", cerca das 16h00.
Un incidente con un hidroavión ha generado un problema en la red francesa de muy alta tensión provocando la desconexión temporal de la península del resto de europa. El problema ya está resuelto quedando repuesta la interconexión y el suministro eléctrico afectado en nuestro país
— Red Eléctrica (@RedElectricaREE) July 24, 2021
Os cortes afetaram igualmente o serviço 112, que ficou sem funcionar hoje à tarde, em alguns distritos do país, estando já a operar plenamente, disse a PSP à Lusa.
O porta-voz da PSP, Nuno Carocha, disse que "o sistema de redundância [do 112] não funcionou em pleno", por motivo desconhecido, que está a ser averiguado.
"Alguns distritos ficaram sem resposta pelo sistema 112 durante uma janela temporal que estamos a analisar", afirmou, sublinhando que, neste momento, todo o número de emergência 112 está a "funcionar normalmente".
O número de emergência é gerido pela PSP e as chamadas são atendidas pelos centros que efetuam a triagem e encaminhamento para as forças de segurança, INEM e bombeiros.
Fonte do Ministério das Infraestruturas e da Habitação disse à Lusa que "apenas no Algarve se registaram alguns constrangimentos, numa subestação entre Lagos e Tunes". "De resto, a nível nacional não houve mais impactos", acrescentou.
Contactos efetuados pela Lusa identificaram, no entanto, cortes de energia, de "cerca de meia hora" em localidades da Região Oeste, da Região Centro e na região de Lisboa, que tiveram início "pouco antes das 16:00".
Segundo o Jornal de Notícias, foram atingidos pelo "apagão" localidades como as de Vila Praia de Âncora, Fafe, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Braga, Trofa, Santo Tirso, Paços de Ferreira, Felgueiras, Lousada e Penafiel, a Norte, Loures, Sintra, Parede, Setúbal, Sesimbra e Lagoa, a Sul.
Cerca das 17:50, a E-REDES, empresa de distribuição, informou que o fornecimento de energia elétrica em Portugal foi reposto e estava em funcionamento normal.
"Na sequência do problema registado esta tarde, com origem na rede elétrica europeia, a E-REDES informa que o serviço de fornecimento de energia já foi reposto, encontrando-se a rede em regime de funcionamento normal", lê-se na informação atualizada enviada à agência Lusa.
Em Espanha, entre as comunidades autónomas mais afetadas estão Madrid, Catalunha, Andaluzia, Aragão, Navarra, País Basco, Castela e Leão, Extremadura e Múrcia.
Em França, a Costa Basca foi afetada por cortes de energia ao longo da tarde, de acordo com relatos de 'media' locais, que noticiam apagões desde Hendaye até Bayonne e afetam outras centenas de milhares de pessoas.
Leia Também: Diversas regiões de Espanha e França afetadas por apagão esta tarde
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com