Dois cães que estavam trancados dentro de um automóvel ao sol, "com sinais de desidratação", foram resgatados, esta quinta-feira, pelo Comando Territorial de Setúbal da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Santo André, na localidade de Porto Covo.
Os militares deslocaram-se ao local na sequência de uma denúncia e, "na presença do veterinário municipal e após a avaliação da situação", partiram o vidro do veículo, "por não haver outra forma possível de resgatar os animais", é indicado num comunicado enviado hoje às redações.
As tutoras foram "constituídas arguidas" pelo crime de maus-tratos a animais de companhia. Já os animais foram encaminhados para uma clínica veterinária, de modo a serem observados.
Na sequência deste caso, a GNR reiterou as recomendações a ter com os animais de companhia - especialmente em altura de altas temperaturas.
São elas:
- "Não deixe o seu cão no interior do automóvel. De verão, as temperaturas são altas, que tornam o interior do automóvel insuportável;
- Evite passear com o seu cão em horas de muito calor, faça-o durante a manhã e à noite, evitando o período de calor, entre as 11h e as 17h00, quando as temperaturas estão mais elevadas;
- Tenha sempre disponível água limpa e fresca;
- Deixe o seu animal de companhia SEMPRE com acesso a uma sombra;
- Limite o exercício em dias quentes"
Leia Também: Onze cães encontrados mortos em hotel canino. Responsável abandonou local